Aquático-SP: São Paulo Inova com Transporte Hidroviário Urbano


O sistema de transporte coletivo urbano hidroviário, conhecido como Aquático-SP, começou suas operações experimentais na Represa Billings, na zona Sul de São Paulo.

O funcionamento inicial será das 10h às 16h, sem cobrança de tarifa e com uma capacidade reduzida de passageiros.

A partir de 20 de maio de 2024, o horário de operação será estendido até as 17h.

A operação assistida ocorrerá todos os dias da semana.



A Prefeitura de São Paulo, através da SPTrans (São Paulo Transporte), será responsável pela operação, visto que a empresa de ônibus Transwolff, que seria a concessionária do Aquático, está sendo investigada pelo Ministério Público.

O Aquático-SP ligará, em um trajeto de 5,6 km, os parques Cantinho do Céu e Mar Paulista na represa Billings, no extremo sul da cidade.

A expectativa é reduzir o tempo de viagem de 1h17 (de carro ou ônibus) para 30 minutos nas embarcações, considerando o tempo de embarque e o trajeto.

 

Adiamento da Inauguração

Inicialmente prevista para janeiro, depois para fevereiro e, posteriormente, para 27 de março de 2024, a inauguração foi suspensa em primeira instância pela Justiça em 25 de março de 2024, após promotora alegar falta de estudo de impacto ambiental.

A decisão foi revertida pela prefeitura em segunda instância em 14 de abril de 2024.

No entanto, em 09 de abril de 2024, o Ministério Público de São Paulo deflagrou a operação Fim da Linha.

A demora no início das operações deveu-se à atualização da documentação de transferência dos barcos, que eram propriedade da Transwolff, para a prefeitura.

 

Viagens Gratuitas Dezembro de 2024

A operação assistida funcionará das 10h às 16h, com viagens gratuitas até 31 de dezembro de 2024, utilizando dois barcos.

O veículo Bororé I operará nesta fase apenas com passageiros sentados, com capacidade para 60 pessoas.

Também estará em operação um barco de apoio, capaz de transportar até 30 passageiros, completando o percurso em 12 minutos.

Inicialmente, teremos um barco com capacidade para 60 pessoas e outro para 30, e depois planejamos aumentar tanto os horários quanto a quantidade de embarcações.

Isso é feito com cautela para evitar erros e basear as ações em estudos e levantamentos. Apesar de termos todos os estudos, a prática com os passageiros pode apresentar diferenças, afirmou o Prefeito.

Além de proporcionar maior agilidade e rapidez nos deslocamentos, o Aquático-SP terá integração completa com o transporte por ônibus, utilizando o Bilhete Único, e a inauguração de duas novas linhas, melhorando a mobilidade na região.

 

Estrutura

O Bororé I é acessível, com espaço para cadeirantes, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário, inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Os terminais do Aquático-SP serão operados pela concessionária SPS VivaCidade, que já administra outros dez terminais urbanos na cidade.

Cada terminal contará com um bicicletário com 50 vagas, promovendo ainda mais a integração com outros modais de transporte.

Além disso, o Bororé I possui espaço para bicicletas a bordo.

 

 

Como Será a Operação Assistida

Inauguração: 13 de maio de 2024, das 10h às 16h

Intervalos entre as partidas: 30 minutos, em média

Total de Viagens Diárias: Até 58 viagens por dia

Extensão do percurso nos barcos: 5,6 km entre o Cantinho do Céu e Pedreira

Tempo de deslocamento nos barcos: 17 minutos na embarcação e 30 minutos, incluindo o tempo de embarque

Tempo de percurso por ruas e avenidas: 1h20

Extensão do percurso por ruas e avenidas: 17,5 km

Operadora: empresa de ônibus Transwolff, que já atende a região

Tarifa: R$ 4,40, com integração às linhas de ônibus, permitindo pagamento com Bilhete Único

 

Terminais

Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista

Situado na Rua Mar Paulista, em Pedreira, o Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista está em construção e contará com uma área de espera, ar-condicionado, acessibilidade, bicicletários, uma plataforma flutuante de embarque e integração com o sistema municipal de transporte por ônibus.

A Rua Mar Paulista está sendo recapeada e receberá novas calçadas, guias e sarjetas para melhorar a circulação de pedestres na região.

A SPTrans está construindo uma parada de ônibus específica para receber os coletivos da nova linha Terminal Pedreira – Terminal Santo Amaro durante a operação assistida.

Essa nova linha terá intervalos de partida a cada 15 minutos e seu principal objetivo é conectar o atracadouro ao Terminal Santo Amaro, um importante polo da região.

A parada está localizada ao lado do acesso ao Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista e já foi pavimentada. Atualmente, estão sendo instalados abrigos para passageiros e implantado o piso tátil.

Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu

Localizado no bairro do Cocaia, na região do Grajaú, o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu possui a mesma infraestrutura do parque onde está situado.

Ele está equipado para receber os passageiros do Aquático-SP com ar-condicionado, acessibilidade, área de espera, integração com o sistema municipal de transporte e bicicletário.

Com o início da operação assistida, será implantada uma linha circular no Cantinho do Céu, conectando diretamente ao atracadouro, com partidas a cada 12 minutos.

Informações Úteis:

Contato

Telefone: 156

Telefone: 0800 011 0156 (grande São Paulo)

Online

Site: www.sptrans.com.br


Compartilhe essa notícia
0Shares